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5 TENDÊNCIAS DO E-COMMERCE PARA 2021

1. ASSISTENTES VIRTUAIS

O que Magazine Luiza, Natura e Casas Bahia têm em comum? As três empresas contam com assistentes virtuais inteligentes, com rosto e personalidade, sendo eles, respectivamente, a Lu, a Nat e o CB, que estampam as redes sociais e plataformas das marcas como verdadeiros influenciadores digitais.

Os negócios online estão desenvolvendo “pessoas” digitais, com nome próprio, interesses e até signo para interagir com os consumidores durante toda a jornada de compra. Dotados de inteligência artificial, esses assistentes aprendem sobre as preferências dos clientes e são capazes de fazer sugestões cada vez mais acertadas, o que se torna benéfico para o e-commerce, que consegue coletar informações variadas sobre o perfil da clientela, e para o comprador, que é contemplado com atendimento mais humanizado e ágil.


2. REALIDADE AUMENTADA E VIRTUAL

Usar o smartphone para verificar cor e tamanho de um produto com maior precisão é apenas uma das inúmeras aplicabilidades da realidade aumentada (AR), quando um objeto é projetado no ambiente físico, e da realidade virtual (VR), imersão completa em um espaço virtual, aliadas do e-commerce em 2021.

Segundo pesquisas de marketing especializadas, mais de 120 mil lojas usarão tecnologias AR e VR até 2022. A partir dessas tecnologias, os negócios online são capazes de simular experiências que, antes, eram possíveis apenas em compras presenciais, reduzindo as chances de o cliente devolver um produto, já que ele consegue verificar melhor o que está adquirindo.


3. LOGÍSTICA REFORMULADA

Facilidades na hora da venda, entregas rápidas e drones. Essas opções são tendências para 2021 na logística do e-commerce, que precisam contemplar a necessidade (e pressa) dos consumidores. Algumas das alternativas são:

  • ship from store: utilizar o estoque da loja física para atender os pedidos online.

  • entregas ultra rápidas: muitos clientes querem receber os produtos o quanto antes, o que leva o e-commerce a realizar entregas cada vez mais rápidas. A Amazon, por exemplo, com o Prime Air, promete entregas em até 30 minutos.

  • drones: também com o objetivo de otimizar entregas, os drones podem ser aliados do comércio online. Inclusive, há modelos de drones que conseguem transportar até 200 kg.

  • produtos rastreados: por meio da tecnologias de GPS otimizadas, o rastreamento dos produtos se torna muito mais preciso.

  • Big Data: dados são essenciais para compreender o comportamento do cliente. Por meio deles, os negócios conseguem traçar estratégias personalizadas para cada região, como fazer promoção de um produto específico que tem ótima venda em uma determinada cidade.


4. SOCIAL COMMERCE

O Instagram incluiu o Instashop e possibilita o uso de tags de preços em postagens. O Facebook lançou o Lojas, vitrine virtual que viabiliza a procura e a compra de produtos diretamente na página comercial do negócio. Outra rede que também está investindo no social commerce (compras via mídia social) é o Tik Tok, que permite seus criadores de conteúdo venderem produtos na plataforma. A tendência é que o e-commerce nas redes cresça 34% em 2021. Além disso, 70% dos consumidores buscam um produto no Facebook e Instagram antes da aquisição e 30% dos usuários pensam em comprar a partir das redes. O que não se pode fazer é deixar que todos os seus clientes em potencial fiquem na mão dessas redes sociais, pois a necessidade de impulsionar publicação tende a crescer... Invista em suas próprias plataformas de venda!


5. LIVE COMMERCE

Eventos com influenciadores carismáticos, que apresentam produtos e serviços em lives com o objetivo de gerar vendas. Esse é o funcionamento do live commerce, ou live streaming, que já é gigantesco na China, movimentando US$ 60 bilhões anualmente e atingindo em torno de 560 milhões de pessoas em 2020 somente no país. Há várias formas de vender através de lives, como, por exemplo, em algumas transmissões ao vivo, os produtos têm contagem regressiva marcando os minutos e segundos até que o item esteja disponível. Em outros, o público pode receber descontos para comprar produtos durante um determinado período por meio de um código que aparece na tela. No Brasil, a Lojas Americanas fez lives com digital influencers conhecidos, gerando lucro 10 vezes maior, de acordo com o Meio & Mensagem. Outras empresas nacionais que aderiram à tendência foram a Riachuelo e a Renner. O e-commerce foi transformado nos últimos meses, levando as empresas a investirem em diversas tecnologias, repensar estratégias e plataformas para compra e vendas. Em 2021, o imperativo continua sendo proporcionar melhores experiências aos clientes, entretanto, com maior número de canais disponíveis para os negócios e ferramentas que possibilitam o cruzamento de compras físicas e online, além de imersão e comodidade para o consumidor.

Complementando todas as estratégias de marketing, vale destacar que é de suma importância que você mantenha sempre produtos disponíveis em estoque e com link de acesso rápido à compra por impulso!


Espero que tenha gostado der mais essas dicas. Até a próxima.


 
 
 

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